Espécie ( ) - definizione. Che cos'è Espécie ( )
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

Cosa (chi) è Espécie ( ) - definizione

Espécie tipo
  • Representação diagramática de diferentes interpretações da nomenclatura duma espécie. Cada taxonomista tem uma diferente interpretação sobre a atribuição do género, mas a referência a uma espécie tipo mantém-se, e isso assegura uma comunicação precisa.

Espécie introduzida         
  • Mangueira
  • Javali.
ESPÉCIE INTRODUZIDA DELIBERADAMENTE OU ACIDENTALMENTE ATRAVÉS DA AÇÃO HUMANA
Espécie exótica; Espécie alóctone; Introdução (biologia); Reintrodução; Neobiota
Uma espécie introduzida ou exótica é uma espécie de organismo que vive fora da sua área de distribuição nativa e que foi acidental ou intencionalmente inserida em um meio, podendo ou não ser prejudicial para o ecossistema em que é introduzido. Algumas espécies danificam o ecossistema em que são introduzidas, enquanto outras podem afetar negativamente a agricultura e outros recursos naturais aproveitados pelo homem, ou afetar a saúde de animais e humanos.
Espécie-alvo         
Em ciências pesqueiras, chama-se espécie-alvo àquela que se pretende capturar com uma determinada arte de pesca.Severino-Rodrigues, Evandro; Dulcelena S.
espécie         
UMA DAS UNIDADES BÁSICAS DE CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA E UMA CATEGORIA TAXONÔMICA
Espécies; Espécie (biologia); Spec.; Sp.; Spp.; Conceito ecológico de espécie
sf (lat specie)
1 Casta, natureza, qualidade, tipo.
2 Filos Conjunto de seres que têm a mesma essência, abstraindo de suas diferenças individuais: Espécie humana.
3 Estranheza, surpresa: Isto faz-me espécie.
4 Substâncias vegetais, flores ou raízes, dotadas de propriedades congêneres e que se usam em misturas ou se empregam como bases nos eletuários.
5 Lóg A classe que tem menor extensão e maior compreensão que o gênero. A espécie está logicamente subordinada ao gênero.
6 Biol Categoria de classificação imediatamente abaixo do gênero ou subgênero, denominada em taxionomia por um binômio que consiste no nome de seu gênero seguido por um substantivo ou adjetivo latinos, ou latinizados. Designa um grupo de organismos, de animais ou vegetais, intimamente relacionados e fisicamente semelhantes, com determinados caracteres comuns e a faculdade de reproduzir-se entre si, e que são menos comumente capazes de cruzamento fértil com membros de outros grupos. (No caso de seres que se reproduzem assexuadamente, conjunto de indivíduos muito semelhantes, oriundos de indivíduos também idênticos a eles.)
7 Gêneros alimentícios que se dão em pagamento.
8 Teol As aparências do pão e do vinho, depois da transubstanciação (no mistério da Eucaristia).
9 Ret Lugar-comum em que se prova que o que é verdade acerca do antecedente também o é acerca do conseqüente, e vice-versa.
10 Quím Coleção de indivíduos (corpos simples ou compostos) idênticos pela sua composição elementar e imediata.
11 Miner Reunião de corpos da mesma natureza, cujos grupos se determinam pela sua composição química, sistema cristalino e propriedades ópticas.
12 Arit Quantidade da mesma natureza.
13 Dinheiro em metal sonante; moeda. Causar ou fazer espécie: intrigar, surpreender, causar estranheza: Sendo tão cordato, causa espécie a agressividade com que se portou.

Wikipedia

Espécie-tipo

Espécie-tipo é a designação específica (nomen de uma espécie) que fixa o nome de um género (ou de qualquer taxon de um escalão intermédio entre género e espécie). O uso do conceito em taxonomia está regulado pelo código de nomenclatura biológica aplicável (ICZN para animais e ICNB para plantas). O conceito de espécie-tipo foi introduzido por Pierre André Latreille por volta de 1802.